Chaveiro de Competências (Artigo João Leite)

IMG 0088Os tempos mudaram e, sobretudo, mudou o paradigma do que é importante e valorizado. É sabido, embora ainda não percetível a todos por distração, fixação ou outro motivo qualquer menos digno..., que houve uma deslocação de foco do material para o intangível e do visível para o significativo. O que me leva a reportar uma situação que vi numa empresa portuguesa que não posso deixar de registar e divulgar pelo valor que encerra.

Há uns tempos, a propósito de um trabalho que ia fazer nessa empresa e durante a visita prévia às instalações para me apropriar do ciclo de produto e do processo de trabalho, condição de que não prescindo..., a pessoa da empresa que me acompanhava na referida visita ia-me fornecendo todo o tipo de informações pertinentes da vida da empresa e respondendo a todo o tipo de perguntas que lhe fazia, justamente no sentido de ficar por dentro das dinâmicas da empresa. A determinada altura, por ter já reparado na existência daqueles equipamentos em vários sítios da empresa e nos sítios mais variados, perguntei-lhe a que se deviam tantas ATM's ( pensava eu,pelo aspeto e configuração, disso se tratar... ) na empresa. A responsável, com um sorriso franco, desfez o equívoco, meu equívoco..., sobre aqueles equipamentos. Como se tratava de uma empresa que operava num setor nevrálgico, material específico para suporte cirúrgico, e trabalhava com especificações de todo o tipo, não raras vezes os colaboradores eram confrontados, no momento, com pedidos de clientes que geravam desafios novos, desde novas configurações de equipamentos, cálculos de orçamentos, análises de possibilidades para novas combinações..., etc. Para evitar descontinuidades, atrasos e aqueles sintomas típicos das organizações que pararam no tempo e ainda mantêm na sua narrativa expressões anacrónicas do tipo..." não sei ! " ...ou " isso não é comigo ! ", a empresa desenvolveu as tais ATM's, espalhadas por todo o sítio, em locais estratégicos, onde estavam registados todos os colaboradores ( com indicação do nome, foto, e contacto rápido ), assim como o portefólio de competências de cada um. Assim, se alguém tinha sido confrontado com um pedido para o qual não tinha capacidade de resposta, bastava-lhe inscrever no écrã da " ATM " a competência e aparecia-lhe, de imediato, as pessoas que na empresa estavam capazes de solucionar a situação, ajudando assim o referido colaborador.

As vantagens e potencialidades de tal equipamento, como será fácil depreender, são inúmeras e de uma importância e impactes verdadeiramente relevantes. Uma adaptação moderna, inteligente e virtuosa do chaveiro de outros tempos, agora chaveiro de competências !

Brilhante !