Encontro Nacional de Formadores

logo-encontro-nacional

banner-encontro formadores programa-vertical-short

Poderá aceder às apresentações dos diferentes oradores do 1º Encontro Nacional de Formadores (ENF) AQUI .

AQUI.#sthash.XKWahQuM.dpuf
AQUI.#sthash.XKWahQuM.dpuf
AQUI.#sthash.XKWahQuM.dpuf
AQUI.#sthash.XKWahQuM.dpuf
AQUI.#sthash.XKWahQuM.dpuf
AQUI.#sthash.XKWahQuM.dpuf
Pode já marcar o seu Lugar, faça a sua inscrição

Portal Informa-te: Formação Para Todos

Na semana em que estamos a comemorar o Dia Nacional do Formador, finalmente podemos anunciar "o nascimento do irmão mais novo" do Forma-te: O Portal www.informa-te.pt (Formação para Todos) constitui mais um projeto do Fundador do FORMA-TE. Pretende-se com este Portal divulgar a oferta formativa e educativa em Portugal. Através de uma pesquisa avançada eficaz e com uma sistematização e organização adequada, o INFORMA-TE irá facilitar a procura da oferta formativa e educativa a todos os seus utilizadores e visitantes. A divulgação dos cursos/ações é gratuita. Quem faz o registo dessa divulgação é a própria entidade formadora. Ou seja, é a entidade formadora que preenche todos os dados obrigatórios que estão no formulário da INCLUSÃO DE CURSOS. À administração do Informa-te caberá a aprovação e publicação. 

FIM da Renovação do CAP de Formador

 

Vídeo: Como aceder ao CCP de Formador (ex CAP) na 2ª versão do Netforce do IEFP?

 

 

Vídeo: pretende clarificar algumas dúvidas que ainda subsistem em relação ao ex-CAP de Formador, atualmente designado de CCP (Certificado de Competências Pedagógicas)

 

 

Síntese das informações:

1. O ex-CAP- atual CCP- é vitalício e não carece de revalidação de acordo com a legislação atual.

 

2. Quem tem o ex-CAP poderá aceder ao novo CCP se estiver registado no portal NETFORCE na sua área pessoal na opção “Certificados”. Não paga nada por isso! é um documento em formato digital, nem precisa de pedir, porque é automático.

 

3. O registo no Netforce é fundamental para quem é formador.

 

4. O fim do período transitório para a obtenção do CCP refere-se aos colegas que frequentaram os cursos de formação, concluídos com aproveitamento antes de 30 de junho de 2012 e que nunca chegaram a solicitar (e pagar) o CAP de Formador.

 

 

A Portaria n.º 994/2010 de 29 de Setembro,que termina com a renovação do CAP de Formador. Segundo a Portaria, "consideram-se emitidos sem dependência de qualquer período de validade, não carecendo de ser objecto de renovação". Justifica ainda, que "a necessidade de renovação periódica dos certificados de aptidão pedagógica dos formadores, para além de gerar constrangimentos ao nível do desenvolvimento da dinâmica da formação profissional, também não se compadece com o actual quadro jurídico da formação profissional.

Prémio Formador(a) do Ano 2017

2017premio formador BRANCO

O Forma-te é o promotor desta iniciativa que visa reconhecer e prestigiar o papel do(a) formador(a) enquanto figura fundamental na sociedade portuguesa, premiando os formadores, de todas as modalidades de formação profissional que, no ano civil de 2017, se destaquem pelo seu valor como formadores, animadores, pedagogos e dinamizadores. A 1ª fase da Iniciativa tem início a 08 de Julho de 2017, terminando a 30 de Setembro de 2017, este período de tempo corresponde à duração da apresentação e submissão das candidaturas e do Portefólio Profissional. A 2ª fase consiste numa comunicação pública, com a duração de 10 minutos, integrada no painel: “Curtas & Emotivas”, no dia 18 de Novembro, no V Encontro Nacional de Formadores, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, pelos três candidatos finalistas. Pode consultar o Regulamento do Prémio.

O Júri é constituído pelos seguintes membros:

1. Sandra Fanha: Gestora de Formação da TAP Portugal (Presidente do Júri)
2. Paulo Duarte: Gestor de Formação da McDonald´s
3. Fernando A.Costa: Professor no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Membros do Júri

Os três finalistas de 2017 foram já selecionados pelo Júri. Fique a conhecer um pouco melhor os Formadores finalistas do Prémio Formador/a do Ano 2017:

Ana Luísa Leite                               

Joaquim Sapateiro                                

Sérgio Gomes

Prémio Formador do Ano 2017 600

 

 O vencedor do Prémio Formador/a do Ano 2017 irá usufruir dos seguintes Prmémios:

1. Troféu Prémio Formador/a do Ano uma Oferta da Costa Verde Porcelanas.

2. Oferta da GMS Apple Premium Reseller de um iPad Air 2 Wi-Fi 32GB Silver

3. Oferta de 12 meses de utilização gratuita da Plataforma de Game-Based Learning da GAME LMS da Magic Bit.

 

Quadros de Qualificações na Europa

Nota Informativa do CEDEFOP (janeiro de 2016)

quadrosqualificacao

Por toda a Europa, os quadros de qualificações estão a atingir a sua fase de maturação: após um período de
desenvolvimento inicial e adoção formal, estão agora a tornar-se plenamente operacionais. Ao promoverem o
princípio dos resultados da aprendizagem, os quadros de qualificações estão, em certos países, a evoluir de um instrumento descritivo dos sistemas de qualificações para um recurso de reforma e modernização dos
mesmos. Ver documento completo