O Portal dos Formadores - Fórum
Bem-vindo(a), Visitante
É favor de se Autenticar ou Registar.    Perdeu a senha?
petição segurança no trabalho (1 a ver) (1) Visitante
Ir para o fundo Responder Preferido: 0
TÓPICO: petição segurança no trabalho
Lili__ (Utilizador)
Novato
graphgraph
Utilizador desligado Clique para ver o perfil deste membro
petição segurança no trabalho há 8 Meses, 3 Semanas Carma: -1  
Caros amigos e colegas ,

como é do conhecimento de todos, está em vias de ser publicado o novo Regulamento de Segurança no sector da Construção.

Este documento, caso seja aprovado, será um grande retrocesso, para a verdadeira implementação da segurança no estaleiro da Construção.

É um Regulamento que irá envergonhar todos os que de uma forma séria trabalham e lutam para implementar a Segurança no sector da Construção.

Como é fácil de depreender, após uma leitura do referido regulamento, este não é "Normativo" pois não impõe normas, e é um documento que abre as portas a várias leituras e interpretações.

É um documento que seguramente vai dar muito trabalho aos juristas, mas de muito pouca eficácia e muito pouco clarificador de quais as medidas de segurança a implementar no Acto de Construir.

Não se deixem ficar de "braços estendidos" e passem este email para o máximo de pessoas que conheçam e que trabalhem no nosso sector da Construção.

Peço a todos os colegas e amigos que acedam ao link abaixo e assinem esta petição para que juntos tenhamos a força necessária junto das entidades competentes, e que consigamos juntos travar a publicação deste regulamento.

"Se não lutarmos pelas causas que achamos justas e que nos dizem directamente respeito, ninguém o fará por nós"

A mesma pode ser lida e assinada através do seguinte endereço: http://www.peticao.com.pt/regulamento-de-seguranca
http://www.peticao.com.pt/coordenacao-na-construcao http://www.gopetition.com/online/23665/signatures.html

Autenticado Autenticado  

Última edição: 31/07/2009 13:18 por Lili__.
  Para responder deve registar-se no Fórum.
pietras (Utilizador)
Novato
graphgraph
Re: petição segurança no trabalho há 8 Meses Carma: -1  
Boas tardes!
O que eu vou dizer vai ser polémico mas eu assim penso.
Acho por as coordenações de segurança em obra deveriam ser todas sem feitas por Engenheiros Civis, Arquitectos e Engenheiros Mecânicos e Electrotécnicos em obras de sua competência.
Porque eu acho que uma pessoa para saber o que faz deve ter formação para isso, daí concordar também que as pessoas que referi atrás possam fazer o coordenação de segurança se tiverem formação complementar para isso.
Pessoas que tem um curso superior da vertente humanidades mais curso TSHS não tem bases de suporte para andar numa obra porque andar em obra não é só ver se os operários teem os EPIS colocados.
Esta situação é que não pode continuar como está em que se vêem os pessoas com o 12º ano e pessoas em que a sua formação base é a formação e não só, irem para a obra fazerem-se passar por engenheiros e enganar os donos de obra e construtores isso é que é deixar os clientes mal servidos e terem de pagar por algo duas vezes mais multas como eu já muitos casos.

Autenticado Autenticado  
fabiofreira (Utilizador)
Novato
graphgraph
Re: petição segurança no trabalho há 8 Meses Carma: 0  
Sr. pietras

Pela sua resposta a este tema tão sensível só posso dizer uma coisa, é que o senhor não tem experiência nenhuma nem em shst nem em construção civil.
Também lhe digo que sou técnico de nível III e saí MUITO melhor preparado que a maioria de pessoas de nível V. Agora tanto os técnicos de nível 3 como de nível 54, quando saem dos seus cursos levam ambos pouca "bagagem" que apenas podemos ser melhores com experiência adquirida, seminários, pesquisa, investigação, etc...
Apetência...já nem vou por ai...
Agora, o problema é o que sempre foi...o imenso mundo que é a segurança, higiene e saúde no trabalho. Mas bons e maus profissionais sempre haverá.

Os melhores cumprimentos

Fábio

Autenticado Autenticado  
hmdcm (Utilizador)
Novato
graphgraph
Re: petição segurança no trabalho há 7 Meses, 3 Semanas Carma: 0  
De facto não é só ver se os operários teem os EPI`S, mas tambem é um facto que, ver engenheiros e arquitectos fazerem "copy past" de PSS`s de construção de moradias quando na verdade referem-se à construção de armazens, ou piscinas, etc, alguns PSS`s nao vem com a legislação, ou quando, geralmente cometem o mesmo erro (citam o D.L. 155/95, quando na verdade este já foi revisto pelo 273/03, erro muito comum nos licenciamentos camarários). E ainda não vi um arquitecto ou um engenheiro a realizar uma verdadeira avaliação de riscos, nomeadamente na execução de tarefas na construção civil.
Caro amigo, não sou engenheiro, não sou arquitecto, nada tenho contra eles, alías tenho bons amigos, mas como vê cursos superiores na vertente da construção, pode não significar rigorosamente nada.

helder

Autenticado Autenticado  
Ir para o topo Responder
Criado em FireBoardobter as últimas mensagens no seu leitor RSS
Advertisement
Advertisement

Entrar

Menu do Utilizador

Enviar Ficheiro